A avaliação da audição em crianças com suspeita de perda auditiva dispõe de exames diagnósticos adequados para cada faixa etária e leva em consideração dificuldades, quando presentes, da criança.
A audição deve ser sempre avaliada no desenvolvimento infantil, permitindo diagnósticos precoces e intervenção. Atrasos no desenvolvimento da linguagem possuem inúmeras causas e evoluções distintas, mas uma investigação da audição da criança é primordial como passo inicial na investigação desses atrasos.
Modalidades de audiometrias são indicadas de acordo com a idade da criança e das dificuldades que eventualmente possam apresentar. Como audiometria infantil temos: audiometria comportamental, condicionada e com reforço visual.
Crianças menores de 6 meses de vida com fatores de risco para perda auditiva ou falha na Triagem Auditiva Neonatal Universal devem ser submetidas a diagnóstico auditivo através de exame mais complexo, eletrofisiológico, chamado Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico (PEATE ou mais conhecido como BERA).
Consulte seu otorrinolaringologista que, em conjunto com o fonoaudiólogo, indicará o melhor exame para o diagnóstico auditivo infantil.
Dr. Gustavo F. Tognini Rodrigues- CRM 125563
Otorrinolaringologista
Eletrofisiologia da Audição