Audiometria Tonal e Vocal
Audiometria Tonal e Vocal
É o teste inicial da avaliação audiológica. Avalia as respostas do paciente a estímulos sonoros em ambiente isolado acusticamente.
Pode ser realizado em crianças e adultos que apresentam dificuldade auditiva, zumbido, intolerância a sons e tontura entre outros sintomas.
Na criança as particularidades da faixa etária e neurodesenvolvimento exigem adequada escolha do melhor método para obtenção de limiar psicoacústico, menor intensidade do estímulo sonoro que o paciente consegue perceber nas diferentes frequências apresentadas.
A audição é fundamental para o desenvolvimento e comunicação de qualquer criança, principalmente pelo vínculo com a aquisição da fala e da linguagem. A audiometria infantil é recomendada nos primeiros anos de vida para prevenção e detecção de alterações auditivas, além de auxiliar na reabilitação precoce das crianças.
O Instituto dispõe dos seguintes exames audiológicos infantis: audiometria condicionada, audiometria comportamental, audiometria com reforço visual (vra). Possui também avaliação de processamento auditivo central, complementando o diagnóstico auditivo.
Imitanciometria
Imitanciometria
O exame de imitanciometria é usado como complemento da audiometria para auxiliar a identificação de disfunções da orelha média como por exemplo otites médias.
Audiometria de alta frequência
Audiometria de alta frequência
Além das frequências usualmente pesquisadas na audiometria tonal (250 a 8000 Hz), o Instituto oferece a realização da audiometria de alta frequência que inclui a pesquisa dos limiares entre 9000 e 16000 Hz. Essas frequências representam a região mais frágil dos ouvidos e a primeira a ser lesada. Umas das alterações observadas através da pesquisa dos limiares desta região é o zumbido.
Processamento Auditivo Central (PAC)
Processamento Auditivo Central (PAC)
O processamento auditivo central é a capacidade que o cérebro tem para usar a informação que chega pelos ouvidos. Representa habilidades auditivas desenvolvidas desde o nascimento como localizar o som, focar atenção em um som e ignorar outro, discriminar um som do outro e memorizar sons sequenciais.
Algumas pessoas têm dificuldade em realizar essa habilidades o que provoca desatenção, dificuldade de concentração, compreensão e aprendizado em qualquer idade.
Uma vez detectado o transtorno de processamento auditivo, o paciente é orientado a realizar o treinamento auditivo em ambiente acusticamente controlado, além de ser acompanhando em conjunto com outros profissionais, como foniatra, psicólogo, psicopedagogo, neuropsicólogo entre outros.