Desenvolvimento Infantil e Linguagem

IABCO - Atendimento especializado nas diversas áreas de atuação da otorrinolaringologia

O desenvolvimento da linguagem na infância é dependente de estímulo auditivo, percepção e processamento desse estímulo. Nesse processo as vias auditivas devem estar íntegras em todo o seu percurso até as porções centrais ou cerebrais. Uma vez percebido esse estímulo auditivo, as regiões cerebrais responsáveis pela linguagem necessitam de um funcionamento normal para gerar uma resposta adequada a esse estímulo.

Inúmeras afecções podem interferir no desenvolvimento normal da linguagem, levando a atrasos ou até mesmo regressões na linguagem já adquirida. São exemplos, o transtorno do espectro autista, distúrbio específico da linguagem, déficit cognitivo ou deficiência intelectual, síndromes genéticas, encefalopatia crônica da infância, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, entre outros.

A foniatria, área de atuação da otorrinolaringologia, estuda o desenvolvimento da linguagem normal e patologias que interferem nesse desenvolvimento, provocando atrasos no processo de aquisição da linguagem.

Consulte um otorrinolaringologista foniatra para investigação, diagnóstico e intervenção terapêutica em casos de atrasos no desenvolvimento da linguagem. O seguimento desses pacientes deve ser multidisciplinar com atuação do fonoaudiólogo e muitas vezes do psicólogo e terapeuta ocupacional.

Dr. Gustavo F. Tognini Rodrigues- CRM 125563
Otorrinolaringologista

×