Mas, afinal, o que é labirintite?

Mas, afinal, o que é labirintite?

Labirintite é um termo usado popularmente para se referir a pessoas que tenham crises de tontura. O que a maioria não sabe, é que a labirintite é, na realidade, um tipo bastante específico de doença do labirinto, o órgão responsável por grande parte do nosso equilíbrio.

Na labirintite, temos a presença de um agente infeccioso, que pode ser viral, bacteriano ou fúngico, contaminando o líquido que preenche o labirinto, chamado endolinfa. Esse líquido faz parte de um sistema afinado que permite a realização dos mais variados movimentos que realizamos no dia a dia.

A tontura nesses casos é muito intensa e súbita, sendo que vem acompanhada de diversos outros sintomas, como perda auditiva, chiado no ouvido, enjoo e vômitos. Muitas vezes o paciente apresenta outros sinais de infecção, como dor de ouvido, febre e queixas nasais.

Assim, a labirintite é uma doença bastante rara e grave. Muitos pacientes acabam ficando com sequelas da doença e precisam fazer tratamento por longos períodos.

Se a sua tontura não se encaixa no que foi descrito, você não tem, ou teve, labirintite. Mas o que você tem então? Por que você tem tontura?

Existem muitas causas para a tontura, sendo boa parte resultado de um labirinto deficiente. Mas existem muitas causas que não tem qualquer relação com ele, como alterações dos níveis de açúcar, da pressão arterial e doenças cardiológicas.

Se você não conhece a causa da sua doença e precisa de um acompanhamento adequado e investigação do seu quadro, procure um otorrinolaringologista.

Dra. Paula Ribeiro Lopes
Otorrinolaringologista
Otoneurologia

Obrigada!

×